22 Anos ; Livros, Séries, Filmes & Músicas - : Contacto: culturadeescape@gmail.com


16 janeiro 2017

A Cultura Negra em "A Chuva Pasmada" de Mia Couto



Detalhes da Obra:


Título: A Chuva Pasmada | Autoria: Mia Couto Capa: Mole | Editora: Caminho Ano de edição: 2004 | Páginas: 76 | Idioma: Português | ISBN: 9789722116541

Sinopse:

           De repente, numa aldeia africana, a chuva não cai, fica suspensa, «pasmada», diz um rapazinho da aldeia. O rio também está a secar. Será culpa de uma fábrica instalada perto dali? Será magia? Que papel têm aqui os velhos mitos e lendas? Os mandadores das nuvens conseguirão resolver o problema?
           Mia Couto conduz-nos a um universo mágico a que as belíssimas ilustrações de Danuta Wojciechowska dão um toque especial.

 
Opinião:

           Abordando escassez de águas por obra de “castigo divino”, A Chuva Pasmada retrata a história de uma família constituída por um pai, mãe, avô e tia. Desenvolvendo as ilusões causadas pela secura (o subir dos peixes ao céu, caça de frutos pelos pescadores), a narrativa desenrola-se num período de extrema crença em Deus. Buscando encontrar culpados pelo castigo de Deus, culpa-se a solteirice da tia como causa direta para tal martírio e os fumos da fábricas como causa indireta.
           Para além do anteriormente referido, a obra desenvolve a Lenda de Ntoweni, da morte da avó e bisavó do narrador junto ao rio que permanecia seco e explicita a importância de uma reconciliação entre as pessoas para uma morte descansada. Deixar partir é o melhor remédio – isso é bem evidente na obra, que só depois de deixar o avô partir a chuva retornou.
           Com uma constante exaltação à cultura negra que sofria descriminação e explorando de igual modo as aventuras e desventuras das crianças, as discussões, a loucura do avô e a pobreza de espírito da tia, a obra apropria-se de uma linguagem de aprazível leitura. Recomendo!

2 comentários:

  1. Não li, vou juntar á minha listinha de livros recomendados! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, a sugestão é perfeita, as alterações do clima tem provocado agua a mais ou menos em zonas diferente do planeta.
    AG

    ResponderEliminar