22 Anos ; Livros, Séries, Filmes & Músicas - : Contacto: culturadeescape@gmail.com


07 novembro 2016

OPINIÃO: Isaac Asimov - Cair da Noite

Detalhes da Obra:

Título: Cair da Noite | Autoria: Isaac Asimov | Tradução: Eduardo Saló e Victor Palla | Capa: Mole | Editora: Bibliotex | Colecção: Biblioteca de Verão Diário de Notícias #14 | Ano de edição: 2000 | Páginas: 80 | Idioma: Português| ISBN: 84-8130-235-X 

Sinopse:



           A história se passa no ano de 2049 e a ameaça se refere à chegada da escuridão sobre Lagash, onde não existe noite, e já havia sido descrita pelos Cultistas, mas a explicação científica fora descoberta na última década quando a rota da órbita deste planeta já não coincidia com a Lei da Gravitação Universal.
           O Cair da Noite é uma noveleta de ficção científica de Isaac Asimov, mas trata principalmente do conflito dos personagens ao se depararem com uma nova realidade que pode significar o fim de sua civilização.

Opinião:


 Para quem gosta de ficção cientifica e dos termos astrológicos e demais eventos, trata-se de uma boa obra, com uma narrativa acessível a todos. Através de uma dicotomia entre a origem e o fim, a criação e a morte, Isaac Asimov apresenta-nos a história de marcianos, e uma a cidade criada por um professor que sentiu-se atraído pela inteligência e intelectualidade da vida alienígena. Não podendo coexistir no mesmo ambiente, no mesmo planeta, a obra finaliza com uma despedida entre os marcianos e o seu ilustre criador da cidade dos Tweenies.
Para além da vertente extraterrestre, a obra também centra-se no “eclipse solar”, desde o fim do mundo ao domínio do ser humano pela escuridão. A escuridão surge como algo que transforma os indivíduos. Todas as pessoas conseguem coexistir na escuridão durante certo período de tempo, mas após um contacto alargado, o ser humano acaba cingindo-se à dor da loucura e à ausência da luz. Abordando fenómenos astrológicos, a obra faz menção aos seis sóis e as profecias associadas a eles. Na segunda vertente, a narrativa um pouco descritiva e enfadonha, perdendo-se na maioria das vezes o cerne da questão.
Para fãs de ficção cientifica a obra é muito interessante e adiciona novos conhecimentos do mundo sobrenatural.

5 comentários:

  1. É um tema com o qual tenho uma relação que não se encontra bem definida. Depende muito da exposição dos conteúdos. Vou anotar =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que legal, não conhecia, vou recomendar pro meu marido que é bem o estilo dele
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não ser o meu gênero favorito de livro,achei interessante saber mais sobre o mesmo.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto bastante de ficção científica, acho que vou gostar desse livro!!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar