22 Anos ; Livros, Séries, Filmes & Músicas - : Contacto: culturadeescape@gmail.com


26 outubro 2016

Cultura Filmológica - WORLD TRADE CENTER

Ficha técnica:

Título: World Trade Center
Ano Produção & Estreia: 2006
Direção: Oliver Stone
Duração: 129 minutos
Género: Drama ; História
País de Origem: Estados Unidos da América
Classificação: ★★★★
Sinopse:
11 de setembro de 2001. Will Jimeno (Michael Pena), integrante do Departamento da Polícia Portuária, parte para mais um dia de trabalho. O sargento John McLoughlin (Nicolas Cage), veterano do Departamento, já estava acordado há algumas horas, em decorrência de sua ronda diária de uma hora e meia até a cidade. Jimeno, McLoughlin e seus colegas partem para o centro de Manhattan, como se fosse um dia qualquer. Até que um ataque terrorista ao World Trade Center muda completamente a situação, fazendo com que toda a equipe do Departamento seja convocada com urgência ao local do ataque. A 1ª equipe a entrar na torre não-atingida é composta por 5 homens, entre eles Jimeno e McLoughlin. Porém enquanto eles estão dentro do prédio, tentando ajudar os sobreviventes da torre em chamas, um 2º ataque terrorista atinge o World Trade Center, exatamente no prédio que ainda não tinha sido atingido.
Opinião:
Este é sem dúvida alguma um filme que retrata um acontecimento que afetou de forma indireta o mundo inteiro. O filme vem retratar um ataque terrorista que matou milhares de pessoas de diferentes nacionalidades ao atingir as Torres Gémeas do World Trade Center, comovedor e visivelmente abordado pelos meios de comunicação mundiais. Este filme vem testemunhar este facto histórico que não fica indiferente a ninguém, afetando a vida dos norte americanos e tornando-se marco importante na história mundial. Inicialmente com a ação propriamente dita, o filme perde um bocado da tenção inical ao tomar o principio de fixar-se em duas pessoas e nas suas famílias, deixando de lado muitos outros aspetos que deveriam ser abordados. De qualquer das formas esta obra de arte expõe com fervor o sentimento familiar de desespero , ânsia e paz final através do reencontro com o familiar perdido nos escombros. É algo que nos faz refletir e pode conseguir emocionar os mais susceptiveis.
Recomendo vivamente, porque conhecer a realidade mundial com um filme baseado nesses fatos ajuda a compreender melhor tudo o que se passou e como é que se passou.

Sem comentários:

Enviar um comentário